>

Pesquisar:

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Cortinas

Hoje vamos falar um pouco sobre cortinas e o efeito transformador que elas têm sobre os espaços.

Veremos também algumas regrinhas para que esse efeito seja positivo!

A primeira coisa a se verificar é qual a intenção ao instalar a cortina em determinado ambiente: privacidade, controle da incidência de luz, decorativo, ou todos eles,

Definido o objetivo, vamos às opções:

Na área social, sala de estar, jantar e ambientes que têm portas e janelas voltados para varanda, se prioriza a entrada de luz, para isso, são recomendados tecidos leves como linho e voal, temos também a opção de criar um ambiente mais rústico com as cortinas de fibra natural. Nada impede de se utilizar o forro junto com esses tecidos leves para maior privacidade e controle da incidência de luz, dependendo do horário o excesso de luz e calor pode ser desconfortável.




Existe uma infinidade de cores, tecidos e estampas, não se pode dizer que uma ou outra opção seriam erradas, tudo depende da intenção, da mensagem que se quer passar em conjunto com a decoração. Apenas um alerta com relação a opção por cores escuras, que exige cuidado especial, pois além de reter calor, desbotam com facilidade.




Nos dormitórios é imprescindível a utilização de forros para diminuir a incidência de luz, ou até mesmo uma cortina blackout e recomendado cores claras para suavizar o ambiente, propiciando descanso e relaxamento.

Temos ainda as persianas rolô e romanas, cada uma com seu charme! A persiana rolô é uma tela que pode ser enrolada até a altura que se deseja, pode ser de vinil, barrando quase totalmente a incidência de luz ou com tecido de efeito translúcido, seu modelo retilíneo incorporado a janela garante um visual clean e moderno. Já as persianas romanas, que particularmente gosto muito, formam um desenho diferenciado quando fechadas, devido às dobras do tecido com um espaçamento maior do que uma persiana comum.




Escolhido o modelo, vamos à fixação.

Para fixação das cortinas temos basicamente duas opções: varão e trilho

O varão pode ser único, duplo ou triplo, dependendo da utilização dos forros. O acabamento na cortina para fixação no varão pode ser através de ilhos ou argolas.




O trilho também pode ser único, duplo ou triplo, utilizado para tecidos mais pesados, normalmente fica embutido em forros de gesso.




Válido ressaltar, com relação as medidas das cortinas, não devem ficar ajustadas ao tamanho exato das janelas, é necessário deixar uma margem na parte de cima e laterais, e embaixo o recomendado é quase tocando o chão.

As fotos são instalações da loja Criativa Decorações de Bragança Pta. que eu conheço o trabalho, tenho em casa e costumo indicar aos clientes.















Nenhum comentário:

Postar um comentário